sexta-feira, 29 de maio de 2015

São-paulino que pôs R$ 12,7 milhões para contratar Centurión relaciona ajuda a uma homenagem ao pai


Vinicius Pinotti é um dos donos da Natura, empresa de cosméticos (Djalma Vassão/Gazeta Press)

O que leva um torcedor a emprestar R$ 12,7 milhões ao seu time de coração para a contratação de um atleta? Um dos acionistas da Natura, o empresário Vinicius Pinotti, de 38 anos, fez isso pelo São Paulo na aquisição de Centurión a fim de homenagear o pai, Anizio Pinotti, que morreu há exatamente um ano.

“Tudo o que tenho contribuído com o São Paulo é por ele”, explica Vinicius, revelando que seu Anizio, então com 68 anos, era fanático pelo Tricolor - Vinicius e suas duas filhas herdaram a paixão pelo Tricolor.

O pai de Vinícius faleceu 20 dias depois de fazer um check-up de rotina, para verificar como andava a saúde. Acabou infectado por uma bactéria superpoderosa por erro médico. “Foi tudo de repente. E, como ele gostava muito do São Paulo, decidi que deveria dar um jeito para ajudar o clube que meu pai me ensinou a amar”, explica.

As ajudas de Vinicius não se resumiram à bolada investida em janeiro. Ele passou a buscar outros são-paulinos bem-sucedidos atrás de negócios que pudessem render novas receitas para o caixa do clube, que enfrenta um dos momentos financeiros mais difíceis da história. O filho do seu Anizio ainda fez outras doações, entre elas o dinheiro para montar o palco onde mais de 40 músicos se apresentaram para tocar o hino tricolor em versão rock, pouco antes da decisão contra o Cruzeiro, pelas oitavas de final da Libertadores.

A vontade em ajudar acabou lhe garantindo um cargo de diretor adjunto no departamento de marketing, em fevereiro. Dois meses depois, Vinicius assumiu a diretoria de marketing e passou a dedicar pelo menos quatro horas diárias de trabalho voluntário ao Tricolor. “Fico a manhã e parte da tarde cuidando da minha empresa e depois vou ao Morumbi. Para dar tempo de fazer tudo isso, estou dormindo cinco horas por dia.”

Vinicius se divide com Douglas Schwartzmann, atual vice-presidente de comunicação e marketing, na missão de encontrar patrocinadores. “A gente tem se reunido com várias grandes empresas. Imagino que o tão esperado patrocínio máster sairá logo”, prevê o empresário, que é extremamente respeitado pelos conselheiros são-paulinos depois da ajuda com Centurión.

Por falar no atacante argentino, Vinicius só começará a receber os R$ 12,7 milhões investidos a partir de janeiro de 2016. O clube terá 16 meses para devolver o dinheiro. O período coincide com o tempo que ainda restará até o fim da gestão do presidente Carlos Miguel Aidar.


Vinicius e o pai, Anizio, que faleceu há exatamente um ano, vítima de uma superbactéria

Um dos projetos com a marca de Vinicius e Douglas é o novo programa de sócios-torcedores, com lançamento próximo. A fim de alcançar 100 mil membros até dezembro, o Tricolor terá oito planos diferentes, com preços entre R$ 12 e R$ 490. Os associados também garantirão direito a uma série de benefícios, como prêmios e descontos em restaurantes, lojas e até em uma faculdade, graças a parcerias feitas pelo marketing. “Agora não haverá mais desculpa para não virar sócio-torcedor do São Paulo”, finaliza Vinicius.

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